terça-feira, 23 de março de 2010

Indicadores de Qualidade

a) Como avaliar informação online?

De acordo com a norma ISO/IEC existem seis características para a qualidade do produto de software: funcionalidade, fiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenção e portabilidade.

No entanto, alguns autores propõem indicadores para aferir a qualidade de sites, tais como Alexander e Tate (1999) que consideram sete elementos básicos de um site: autoridade (ao nível do site), autoridade (ao nível da página), informação correcta, objectividade da informação, actualização, cobertura temática , audiência e interacção de transacções.

Considerando a informação online como parte dos indicadores de qualidade, Tillman refere que o conteúdo na internet é mais variado, devido ao potencial de interacção com outros meios. Grassian (2000) propõe quatro dimensões das fontes na Web: conteúdo e avaliação (avalia a informação, o objectivo do site, as hiperligações), a fonte e a data, a estrutura e a interactividade. Beck considera o rigor da informação como integrante dos cinco critérios juntamente com a autoridade, objectividade data e cobertura temática. Mardis e Ury (2003) avalia a fiabilidade e a credibilidade de acordo com os quatro factores: determinar o propósito, autoridade, fiabilidade e temporalidade.

Ana carvalho (2006) refere seis indicadores de qualidade da informação que permitem inferir a credibilidade e actualidade. A temática e adequação às orientações curriculares, ou seja, o site se englobar informações para diversos níveis de ensino deve explicitá-lo.
A abordagem feita ao assunto, o que pretende interligar os diversos níveis de ensino de um modo coerente, adaptando ao destinatário.
Os textos devem estar corrigidos do ponto de vista gramatical e ortográfico.
As referências bibliográficas e as hiperligações dão um carácter credível às informações do site.
As informações deve conter a data de criação e a data das últimas actualizações, de modo a informar o utilizador da actualidade das informações contidas no site.

As informações do autor devem atestar a credibilidade e especialidade na área.




b) Como avaliar um website?

Avaliar um website passa por nove dimensões: a identidade, a usabilidade, a rapidez de acesso, os níveis de interactividade, a informação, as actividades, a edição colaborativa online, o espaço de partilha e a comunicação.

Para avaliar a identidade é necessário ter em conta se o nome do site, a finalidade, autoridade, a data de criação e a última actualização estão visíveis.

Quanto à visibilidade, isto é, se é fácil a sua utilização, os indicadores de qualidade realçam a estrutura do site, a navegação no site e a interface de modo que a utilizador usufrui facilmente do site.

Através a rapidez de acesso, o utilizador acede facilmente às hiperligações de modo a navegar eficazmente pela internet.

Os cinco níveis de interactividade – Nível 1: utilizar hiperligações para aceder às informações. Nível 2: movimentos de objectos. Nível 3: preenchimento e envio de formulários. Nível 4: obtenção de feedback. Nível 5: construção de textos online – motivam o utilizador a explorar um site.

A informação pode surgir em qualquer formato e indica os conteúdos, as ajudas aos utilizadores, as sugestões e actividades que permitem uma interactividade entre educandos e educadores. Os conteúdos devem ter um título, a data, as referências bibliográficas e utilizar correctamente a gramática e a ortografia.
As acividades permitem que os utilizadores através da prática conheçam as informações contidas no site. Essas actividades, tal como a informação, devem surgir nos diferentes níveis de ensino para um fácil acesso a todos os utilizadores.

Um site deve, também, conter uma edição colaborativa online, cuja finalidade será a participação de uma comunidade de utilizadores num projecto comum.
O espaço de partilha torna-se pertinente, visto que os utilizadores interagem e conhecem os trabalhos realizados por outros, assim existe uma inter ajuda, tanto entre alunos como entre aluno e professor.

Um site deve permitir fóruns de discussão, entre utilizadores, cujos objectivos passam pela reflexão e motivação dos mesmos. No entanto, também é necessário o contacto do autor para que se possa esclarecer dúvidas de utilização.

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