terça-feira, 16 de março de 2010

Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS

A necessidade da utilização da internet no nosso quotidiano exige a preparação de uma sociedade, que cada vez mais se torna, informática. Por esse motivo, o ministério da educação fomenta utilização de internet nas escolas de modo a preparar cidadãos que se enfrentarão a uma sociedade plenamente informatizada.

De um ponto de vista pedagógico, utilizar a internet como ferramenta escolar requer, que tanto o professor como o aluno saibam lidar com a informação emergindo, segundo Albion e Maddux (2007), em três pilares – direitos de autor e plágio, desenvolvimento de capacidade e competências e a avaliação do aluno – que permitem um usufruto consciente da informação retirada. Monerco (2005) refere quatro competências sócio – cognitivas que deveriam ser desenvolvidas nos educandos: aprender a procurar informação (seleccionar de uma forma pertinente a informação requerida), aprender a comunicar (através de chat, blog, sites sociais), aprender a colaborar (criação de páginas de informação útil para a sociedade), aprender a participar na sociedade (a internet como transmissor e receptor de conhecimentos sócio culturais).

A interligação de conhecimentos no seio da internet permite distinguir entre conectividade e conectivismo, sendo que para o aluno, saber o que seleccionar (conectividade) e, consecutivamente, tomar decisões sobre as informações pertinentes (conectivismo) promove a utilização de uma informação lógica e coerente admitindo a evolução da mesma.

A utilização da Web 2.0 permite que os alunos criem os seus textos de modo a divulgar as suas informações. Nesse sentido, é essencial que o professor alerte o educando para possíveis plágios e ajude-o a seleccionar a informação pertinente.

No contexto sala de aula, a utilização da WebQuest, a caça ao tesouro, entre outras, elucida o aluno à socialização, visto que lhes permite colaborar e interagir aprendendo. Estas actividades visam fomentar o trabalho em grupo e preparar o aluno para o futuro, incutindo valores.

Possibilitar o aluno a criar as suas próprias produções e permitir que a comunidade educativa assista, activamente, ao processo de ensino/ aprendizagem, fomenta o educando a um aperfeiçoamento na aprendizagem dos conteúdos, do processo de pesquisa, na avaliação da informação, em sintetizar, na apresentação e na disponibilização online.

A utilização dos LMS é, pois, vantajosa na formação dos alunos, visto que possibilita uma aprendizagem à distância, um apoio educativo para os alunos sempre interagindo com o professor. A plataforma Moddle, cada vez mais presente nas escolas, permite os alunos a interagir com a comunidade educativa (alunos, professores, encarregados de educação).


Usar a Internet como método de ensino/ aprendizagem desenvolve, no aluno, um pensamento crítico fulcral para o dia-a-dia como cidadão de uma sociedade cada vez mais globalizante.

Sem comentários:

Enviar um comentário