sexta-feira, 30 de abril de 2010

A WebQuest: evolução e reflexo na formação e na investigação em Portugal

a) A WebQuest surgiu em meados dos anos 90 com o objectivo de promover a motivação dos alunos, o pensamento crítico e de nível avançado a aprendizagem cooperativa o desempenho de diferentes papéis focando-se em fontes em tarefas autênticas.




b) Os mentores foram Dodge, o qual propôs uma grelha para melhorar as etapas do processo, e March que realça o facto d que uma verdadeira WQ é real, rica e relevante.




c) As cinco componentes de uma WQ são a introdução que cria o ambiente e contextualiza a temática, a tarefa que deve ser executável e interessante, o processo que deve apresentar as etapas a seguir, a avaliação deve especificar os critérios para o desempenho o conteúdo e, por último, a conclusão que resume o que os alunos alcançaram colocando questões retóricas de modo a encorajá-los para outras temáticas.




d) Os 12 tipos de tarefas identificadas por Dodge são: redigir o que se leu, compilação de dados, mistério, jornalismo, criar um produto ou planear uma acção, produtos criativos, criar consenso, persuasão, conhece-te, tarefas analíticas, julgar/avaliar e tarefas científicas. Assim, as mais apropriadas para uma verdadeira WQ seriam aqueles que motivam o aluno pela criatividade a aprendizagem em grupo, tais como a compilação de dados, o mistério, criar um produto e tarefas científicas.



e) A durabilidade de uma WQ varia entre a curta e a longa, sendo que a de curta duração realizam-se entre uma a três aulas e têm como objectivo levar o aluno a percorrer uma significativa quantidade de informação e a compreendê-la, centra-se na aquisição e integração do conhecimento; a de longa duração (1 semana a 1 mês em ambiente de sala de aula) têm por objectivo alargar e refinar o conhecimento.

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